Como parte das ações alusivas ao Mês do Meio Ambiente, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) realizou, nesta quarta-feira (25), uma programação especial voltada à sensibilização e ao fortalecimento da cultura da sustentabilidade entre servidores e colaboradores. A agenda foi organizada pela Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento Pessoal (CGDep).
“Cuidar do meio ambiente é um compromisso coletivo e uma responsabilidade que deve estar presente em nossas escolhas diárias, inclusive no ambiente de trabalho. Com estas ações, a Seplag-CE busca fortalecer a conscientização ambiental, incentivando práticas simples, mas de grande impacto”, apontou a secretária executiva do Planejamento e Gestão Interna, Rejane Felipe.
A iniciativa reuniu atividades educativas e interativas, reforçando o compromisso da administração pública estadual com a preservação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis no serviço público. A programação contou com palestra sobre mudanças climáticas e cultura da prevenção, ministrada pelo coordenador adjunto da Defesa Civil do Ceará, major André Luiz Nascimento de Sousa.
“Essa temática é muito atual. Precisamos parar e refletir sobre todas as questões que envolvem o meio ambiente e o clima. As mudanças climáticas já acontecem, principalmente pela indução humana com o desmatamento e o uso exacerbado de combustíveis fósseis, temos uma aceleração do processo”, destacou o major.
Os servidores e colaboradores da Seplag-CE participaram ainda de atividades conduzidas pela equipe de Responsabilidade Social da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a exemplo do projeto “Sementes de Bolso”, que promoveu uma oficina de plantio de sementes, incentivando a conexão com a natureza por meio de uma atividade sustentável e afetiva. Também foi realizado o game educativo de caráter social, proporcionando momentos de aprendizado e reflexão sobre a importância da preservação ambiental e das atitudes responsáveis no dia a dia.
No período da tarde, a programação voltada à preservação do meio ambiente incentivou a adoção de práticas sustentáveis por meio da troca de duas pilhas ou uma bateria usada por uma ecobag ou uma muda de planta nativa. Além de estimular a destinação ambientalmente adequada desses resíduos, a ação sensibilizou servidores e colaboradores sobre a importância da responsabilidade compartilhada na preservação do meio ambiente.
Também nesta quarta-feira (25), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) lançou o programa EGPCE Sustentável + Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), iniciativa que busca fortalecer a cultura da sustentabilidade no ambiente institucional por meio de ações de conscientização, educação ambiental e boas práticas de gestão.
Durante o evento, o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, ressaltou o papel transformador das instituições de ensino na construção de uma sociedade mais consciente. “A escola tem a missão de dar o exemplo. Por isso, precisamos fortalecer a educação ambiental como instrumentos de transformação e conscientização para a sociedade”, destacou.
O programa contempla ações como coleta seletiva, arborização, incentivo aos 5S da sustentabilidade e atividades voltadas à preservação ambiental, reforçando o compromisso da EGPCE com a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável.