Educação Ceará
FORtaleCE: Governo do Ceará e Prefeitura vão construir 10 novos Centros de Educação Infantil
Durante agenda na Capital, também foi sancionada lei que amplia o Passe Livre Estudantil e autorizada construção da areninha do PassaréPara ampliar...
26/06/2026 14h13
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Durante agenda na Capital, também foi sancionada lei que amplia o Passe Livre Estudantil e autorizada construção da areninha do Passaré

Para ampliar o acesso das crianças de Fortaleza à educação de qualidade, o Governo do Ceará e a Prefeitura autorizaram, nesta sexta-feira (26), no bairro Parque Dois Irmãos, a construção de 10 novos Centros de Educação Infantil. O investimento é superior a R$ 35 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O governador Elmano de Freitas e o prefeito Evandro Leitão participaram da agenda, que também contou com a assinatura da ordem de serviço de uma areninha no Passaré e a sanção da lei que amplia o Passe Livre Estudantil para férias, fins de semana e feriados.

Também estiveram presentes o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba; entre outras autoridades.

Fortalecendo a educação infantil

Resultado da parceria FORtaleCE, os 10 CEIs serão construídos nos seguintes bairros: Lagoa Redonda, Passaré, Cajazeiras, Messejana, Jangurussu, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Itaperi, Barroso e São Bento.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O governador reafirmou o compromisso para fortalecer a educação pública cearense, que é referência nacional na alfabetização das crianças.

“A criança que entra no Centro de Educação Infantil aprende a ler mais cedo, ganha gosto pelos livros, e desenvolve melhor a vida escolar. É uma conquista muito importante para a educação e para as famílias de Fortaleza”, defendeu o governador, anunciando que o Estado deve construir mais 10 CEIs na Capital, além das unidades autorizadas por meio do FNDE nesta sexta (26).

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Desde 2023, o Governo do Ceará já entregou 81 CEIs e mais 7 por meio do FNDE. Atualmente, 46 equipamentos estão em construção, e mais 77 em licitação.

O prefeito Evandro Leitão destacou a importância da parceria. Em Fortaleza, os novos 10 CEIs representam a abertura de 760 novas vagas na educação infantil, com 76 vagas por unidade.

“Quando assumimos a Prefeitura de Fortaleza, nós tínhamos 10 mil crianças que aguardavam vagas em creches. Conseguimos reduzir esse número com muito trabalho e parcerias com os governos federal e estadual, como essas novas que autorizamos. Hoje, ainda temos cerca de 2.500 crianças que estão aguardando vagas, mas queremos zerar esse número nos próximos meses”, detalhou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Cada unidade dispõe de uma sala para Berçário (Infantil I); três salas de atividades (Infantil II e III, e Pré-Escola); uma sala multiuso para informática, leitura e atividades pedagógicas.

A fortalezense Raiane Silva Gomes, de 27 anos, já enfrentou por dois anos uma fila para conseguir vaga para a filha Cibelle, atualmente com 10 anos. Hoje, Raiane comemora a construção dos novos CEIs.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“O meu outro filho, Enzo Gabriel, tem dois meses agora. A gente precisa colocar as crianças no colégio para trabalharmos com tranquilidade. É sempre bom ter uma educação de qualidade, com tempo integral e acompanhamento para crianças”, disse.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou que Fortaleza é capital brasileira que mais recebeu creches em 2026. “Nossa parceria acredita na creche, na escola em tempo integral, no Pé-de-Meia, que a educação resgata as pessoas”, enfatizou.

Ministro das Relações Institucionais, José Guimarães falou sobre os investimentos federais executados em parceria. “Dos investimentos do Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], de R$ 1,3 trilhão anunciado em 2023, temos quase 90% das obras em execução, e 63% delas concluídas. É uma revolução o que estamos fazendo em algumas áreas. O presidente Lula sempre diz que vai fazer o que for necessário para melhorar a educação pública”, pontuou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Passe Livre Todo Dia

Ainda no Parque Dois Irmãos, o prefeito Evandro Leitão sancionou, ao lado do governador e de estudantes, a lei que garante a ampliação do Passe Livre Estudantil para meses de férias escolares, fins de semana (sábados e domingos) e feriados. O investimento anual na iniciativa é de R$ 8,5 milhões.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Foi um compromisso nosso a ampliação do Passe Livre, que agora estamos implementando com o apoio do governo estadual. Os estudantes vão ter a condição de ir à praia, teatro, cinema, ocupando os espaços públicos da nossa cidade”, acrescentou Evandro Leitão.

A partir de julho de 2026, os estudantes terão 2 passagens diárias gratuitas durante todos os dias. Mais de 269 mil pessoas já possuem a Carteira de Estudante de 2026.

O Passe Livre Estudantil terá impacto significativo para os alunos da rede pública: em média, 8 a cada 10 carteirinhas entregues pela Etufor são de estudantes da rede pública (municipal, estadual, federal ou bolsistas do Programa Universidade para Todos – Prouni).

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Esporte e convivência comunitária

Com investimento de R$ 1,5 milhão, o bairro Passaré vai ganhar uma nova areninha. A ordem de serviço foi assinada na agenda desta sexta-feira (26).

Nós últimos três anos, mais 156 areninhas foram inauguradas. Ao todo, o Ceará soma 456 areninhas em diversos municípios, sendo 119 só em Fortaleza. “A nossa juventude vai ter mais uma areninha. A gente não para de fazer areninha, fazer creche, aumentar vaga de hospital, trabalhar para melhorar a vida do povo do Ceará e de Fortaleza”, garantiu o governador Elmano de Freitas.

A nova areninha da Capital tem campo society (dimensão: 87×55 = 4.785,00 m²); grama sintética; acessos pavimentados; vestiários com banheiros; duas áreas de banco de reserva; alambrados e torres de iluminação; depósito para materiais esportivos; e torres de iluminação.